quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto para crianças usando tecnologias


A atividade 1.8- trabalho por projeto

"Projeto para crianças usando tecnologias"

Sabe se que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula vem contribuindo para a aprendizagem do aluno de forma significativa e prazerosa. Sendo assim com base nos sites visitados que contemple trabalhos por projetos para crianças usando as tecnologias percebe se a importância de trabalha com as crianças através de projetos ainda mais quando essas crianças são especiais.

O projeto Dedinho-Alfabetização de crianças cegas com a ajuda do computador visa facilitar a alfabetização de crianças cegas por meio de jogos utilizando tecnologia multimídia.O computador fala e canta com a criança. A criança interage com os programas através do teclado convencional, com algumas teclas recobertas (opcionalmente) por impressões Braille em papel colado, visando orientar o posicionamento dos dedos da criança, além de, como efeito colateral, a criança perceber empiricamente a relação letra-código.

Esse projeto é desenvolvido através de etapas que estão no programa do computador que ajudam a criança cega a atingir um nível de domínio do computador e da alfabetização, de forma intercambiada.O interessante desse projeto e que as crianças chamadas videntes também participam do projeto.

Segundo os autores do projeto o importante nesta proposta é a liberdade, tanto para o professor como para o aluno e explorar e descobrir seu próprio ritmo de alfabetização, considerando-se aqui uma forte filosofia construtivista inerente ao processo que deve ser totalmente dinâmico e atemporal. Visa-se, sobretudo, aproveitar a experiência tradicional dos professores especializados, para que consigam realizar com pouca dificuldade a ponte entre suas técnicas e os novos artefatos tecnológicos.

Frente a essa questão, os meios informáticos como TV, rádio, gravador, celular e outros, trouxeram um novo olhar para prática pedagógica em sala de aula incluindo os alunos especiais que também são influenciados por esses meios tecnológicos.

Então nada melhor do que usa esses recursos que estão disponíveis através de projetos para facilitar a aprendizagem dos alunos, pois atualmente com alguns programas de computador o aluno cego aprende a ler e escrever virtualmente e o professor e seus colegas videntes consegue compreender.

Neste projeto o domínio da codificação Braille é enfatizado através de um jogo didático em que a criança associa seis teclas do teclado aos seis pontos Braille. A máquina brinca com a criança num desafio em que dita uma letra e a criança tem que apertar os pontos corretos. O mesmo programa pode, opcionalmente, simular um aparelho de datilografia Braille (teclado Perkins), para que a criança seja introduzida nas técnicas de digitação utilizados neste tipo de aparelho, que é muito comum.

Nota se que este projeto está atingido seus objetivos através do uso dos recursos tecnológicos, pois segundo os autores esta é uma proposta concreta , baseada na vontade de realizar a fundamental e possível tarefa de alfabetizar e integrar a criança cega a sua comunidade.E isso se dar através desse novo processo de ensino e aprendizagem com a utilização dos meios informáticos.

Referências bibliográficas

Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendo com as TIC. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010.

Cartilha Braille - Instituto Benjamin Constant – 1997

Multieducação - Núcleo Curricular Básico - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Home page do projeto DOSVOX -
http://www.nce.ufrj.br/aau/dosvox

Borges, J.A. - DOSVOX - um novo horizonte para deficientes visuais - Revista Técnica do Instituto Benjamin Constant - no. 3 - 1997

 

 

 

 

 

 

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